O QUE VISITAR?

Conjunto de atividades para descobrir a ilha

Procure a Aventura

A ilha de São Miguel é mágica. Damos algumas dicas do que visitar na  ilha, desde lagoas, restaurantes e outras atividades. Muito mais haveria a escrever. 

Pela imprevisibilidade climática que se vive nas ilhas dos Açores, recomendamos a utilização da app ou website SPOTAZORES onde poderá verificar, através de câmeras espalhadas pela ilha, as condições do tempo antes de iniciar a sua viagem. 

É também  (altamente) recomendado, para explorar a ilha, o aluguer de uma viatura. Temos um vale de 15% de desconto para os clientes que reservem na Villaverde Azores e simultaneamente num dos nossos parceiros (Autocunha Car Rental).

Informação Útil

Logotipo branco da villaverde Azores, propriedade na zona de Feteiras em Ponta Delgada
Lagoas

Lagoa das Sete Cidades

Se visita pela primeira vez a ilha de São Miguel, esta lagoa é de passagem obrigatória. Poderá contemplar esta bela lagoa (que na realidade são duas), sendo um dos maiores complexos vulcânicos da ilha, no miradouro VISTA DO REI. Pode ainda descer até à pequena Vila das Sete Cidades e contemplar as vistas de outra perspectiva e ver o estilo de vida dos seus habitantes. 

Lagoa Do Canário e Miradouro Grota do Inferno

Neste local, bem perto da Lagoa das Sete Cidades, situa-se a Lagoa do Canário e um dos miradouros mais bonitos da região – Miradouro Grota do Inferno. Um local obrigatório quando o tempo assim o permite. 

Photo: website byAçores

Lagoa Das Furnas

No vale das Furnas, poderá encontrar mais uma lagoa, e todo o vulcanismo secundário da ilha de São Miguel num só local. No local da Lagoa das Furnas, pode visitar os buracos onde é feito o famoso cozido das Furnas e, depois, visitar a vila das Furnas.

termos

Lagoa Do Fogo

Este é outro ponto de visita obrigatória. O outro complexo vulcânico da ilha, o complexo do vulcão do Fogo, deu origem a uma linda lagoa. Esta lagoa encontra-se num parque florestal protegido, pelo que a subida ao seu cume, em época alta (Jun – Outubro) só é possível ser feita de autocarro e em local próprio e sinalizado para o efeito. Visite com bom tempo.

Lagoa Do Congro

Para nós, uma das lagoas mais mágicas da ilha de São Miguel. Aqui, poderá encontrar uma bela lagoa, após um percurso de 15 minutos num pequeno complexo florestal, surge no meio do nada uma bela lagoa.  

Photo: website Wikipedia

RESERVE CONNOSCO
Restaurantes

Bar da Caloura

Aconselhamos, para um bom peixe fresco, este pequeno restaurante na zona de Água de Pau. Experimente ainda as lapas que são levadas à mesa numa sertã a ferver, no seu molho de manteiga, alho e pimenta da terra. Passe o limão e desfrute! 

Restaurante a TASCA

Conhecido pelas suas tapas, a TASCA é um restaurante e experimentar no centro de Ponta Delgada. Prove de tudo um pouco, pois tudo é delicioso. 

Restaurante Alabote

O Alabote, na cidade da Ribeira Grande, é um restaurante a visitar. Aconselhamos a Cataplana de Cherne, o Folhado de Cherne ou o Polvo na Telha. 

TãGente

Para um merecido descanso e um jantar de tapas, ou apenas apreciar a noite de Ponta Delgada, recomendamos este Wine, Tapas and Gin bar no centro. Um bom ambiente, boa música e empregados bastante simpáticos. 

Cais 20

Sabemos que para os nossos visitantes não gostam de ter horários ou porque o voo chegou bastante tarde, deixamos a recomendação de um restaurante que está aberto, diariamente, até às 04:00 da madruga, conhecido não só pelo marisco fresco, peixe e pratos de carne, mas também pelas tapas típicas da região açoriana, desde o chouriço com pão frito, morcela com ananás, caracóis, frangalho, pão de alho, o absurdo (uma porção de camarão + bebida por 2€ à data deste texto), fava rica com os temperos da região, entre muitos outros pratos. Para finalizar, o delicioso gelado de canela (mesmo para aqueles que não gostam de canela), é delicioso e  vale a pena experimentar.
cantinho do cais

Cantinho do Cais

Se gosta de Peixe e Caldeiradas, este é um sítio obrigatório. Um delicioso caldo de peixe (Caldeirada), servido pelo próprio gerente, com base em pão, e o caldo do mesmo por cima. Simplesmente divinal 🙂 

Cozido das Furnas

Para o cozido das furnas, indicamos três restaurantes, onde esta especialidade é confeccionada diariamente nos buracos existentes ao longo de uma das extremidades da Lagoa das Furnas. Recomendamos a marcação com antecedência, especialmente em época alta (de junho a meados de setembro).

Restaurante Vale das Furnas, perto do complexo de campismo das Furnas. Num lugar calmo, este restaurante tem um cozido à portuguesa muito bom. Convém marcar com antecedência em qualquer altura do ano, pois o cozido é preparado antecipadamente num dos buracos da Lagoa das Furnas.

Restaurante o Tony’s no centro da Vila, é sem dúvida um dos mais conhecidos a nível regional. É um restaurante de maior dimensão e o seu cozido é também ele bastante bom.

Restaurante Miroma, embora seja a nossa terceira opção, é um restaurante a visitar para o cozido feito no “buraco”. Deverá reservar com antecedência para que não perca a oportunidade de provar esta iguaria regional.

Bife Regional

Se pretende provar uma das especiarias da nossa terra, deverá experimentar o delicioso bife regional. Um prato feito com a nossa pimenta da terra, que lhe dá o toque regional, e servido com amor e carinho por quem é especialista na sua confecção.  Damos três bons restaurantes para que possa experimentar, embora existam muitos mais. Deixamos os mais conhecidos:

Restaurante O Galego

O Restaurante O GALEGO em São Roque, a 5 min do centro de Ponta Delgada, é conhecido pela simpatia de quem serve e pela rapidez do serviço. Um bife regional delicioso feito como poucos. Convém fazer reserva com antecedência em época alta. 

O segundo restaurante é o Restaurante CASA DO ABEL. Perto do Bar da Caloura, é um restaurante a visitar para os apreciadores da melhor carne. Convém fazer a marcação com antecedência em período de maior afluência turística.

Em terceiro, mas não em último, aconselhamos o restaurante Associação Agrícola de São Miguel. Um restaurante de grande dimensão, onde a especialidade é efetivamente o Bife Regional. Convém fazer a sua marcação com antecedência.

RESERVE CONNOSCO
Outras Atividades

Ilhéu de Vila Franca do Campo

Se pretender conhecer um vulcão marinho e banhar-se nele, é aqui que deve ir. Um antigo vulcão que emergiu das profundezas do oceano, deu origem a um ilhéu visitável a apenas 400 pessoas por dia. Em maré baixa, é surpreendido por uma pequena praia. Aconselhamos a levar protetor solar e uns óculos de mergulho para que possa ver pequenos cardumes de peixes endémicos. Aconselhamos a comprar o bilhete online aqui

Observação de Cetáceos

Os Açores são a casa de inúmeros cetáceos e outros apenas de passagem. Fazem parte da família de todos os açorianos. Existem várias empresas que estão ligadas à atividade de observação de Cetáceos na zona das Portas do Mar ou no Porto de Vila Franca do Campo. Não perca a oportunidade!

Chá da Gorreana e Porto Formoso

Na zona de Porto Formoso , encontramos duas empresas de Chá, com as suas respetivas plantações. Das mais antigas e únicas da Europa, é daqui que vem o chá mais delicado e saboroso dos Açores. Se visitar a Ilha de São Miguel, não perca a oportunidade de desfrutar de uma chávena de chá, ao fim do dia, a olhar para o por-do-sol a iluminar toda a plantação.  Deixamos o link para a plantação do Chá da Gorreana. Nota: Durante a semana, consegue visitar a fábrica em pleno funcionamento, de forma gratuita (à data), e ainda saborear o chá também ele oferecido pela fábrica do Chá da Gorreana. A plantação do Chá de Porto Formoso fica também bastante perto deste ponto, a apenas alguns minutos de carro.

Poça Dona Beija

Se estiver a chover, não fique em casa. Venha a estas piscinas de água termal (40ºC). A visita é obrigatória. Não se esqueça de trazer roupa de banho mais usada, e escura, pois as águas férreas irão manchar este vestuário. Pede-se também precaução aos cabelos pintados. 🙂 

Parque Terranostra

No vale das Furnas, na zona da povoação, poderá encontrar um dos pontos mais visitados das Furnas – O Parque Terranostra. Deixe-se encantar pelo belo parque, com inúmeros espaços que pedem uma pequena aventura. No final do passeio, poderá visitar e banhar-se na piscina ou no “jacuzzi” na lateral dessa mesma piscina. Leve roupa de banho usada e escura, preferencialmente, pois as águas férreas poderão estragar esta roupa (manchar de ferro).

Termas da Ferraria

Chamamos a atenção que estas piscinas naturais devem ser visitadas caso o mar esteja calmo. Estas piscinas naturais, com água corrente do Oceano Atlântico, são aquecidas até 40º C em maré baixa. São um excelente ponto de visita. Contudo tenha em atenção que a descida é um pouco íngreme.

Caldeira Velha

Em direção à Lagoa do Fogo pela zona da Ribeira Grande, irá encontrar indicações para a Caldeira Velha. É um local de paragem obrigatória para ver uma lindíssima cascata de água quente (já foi mais), inserida num parque natural. A experimentar! 

Caldeiras das Furnas

Poderão encontrar as fumarolas junto à Lagoa das Furnas, contudo também existem outras no centro da Vila, que deverão ser alvo de visita. 

Por-Do-Sol nos Mosteiros

Na zona mais a Este da ilha, encontramos este pequeno paraíso, conhecido pelo seu por-do-sol e pelos restaurantes especializados em polvo assado no forno. Convém experimentar, se tiver curiosidade, e visitar para ver o lindíssimo por-do-sol. 

Ribeira dos Caldeirões

Uma das mais icónicas cascatas da ilha de São Miguell. Aconselhamos a visita e depois percorrer a zona Nordeste da ilha e os seus magníficos miradouros.

ribeira caldeiroes